top of page

Hobbies artesanais podem aumentar sua longevidade?

  • Foto do escritor: Barbra Rio Lima
    Barbra Rio Lima
  • 13 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Você já parou para pensar que aquele tempo dedicado ao crochê, tricô, bordado, ou mesmo ao macramê, pode estar fazendo bem não só para sua mente, mas também para o seu corpo - e até para os seus anos de vida?


ree

Nos últimos anos, várias pesquisas têm mostrado que pessoas que cultivam hobbies vivem melhor - e muitas vezes, vivem mais.


O que a ciência já descobriu

🔎 Um estudo internacional de 2023, que acompanhou pessoas com 50 anos ou mais em 19 países, revelou que o envolvimento em hobbies está associado a uma redução de quase 30% no risco de mortalidade.


💡 Outro levantamento apontou que atividades de lazer - sejam físicas, criativas ou sociais - reduzem o risco de doenças cardíacas, metabólicas e até neurológicas.


🧠 Há também indícios de que hobbies ajudam a preservar a saúde do cérebro, mantendo a memória e a cognição mais ativas por mais tempo.


Ou seja: longe de ser "coisa de vó", essas atividades podem ser aliadas poderosas de uma vida longa, saudável e feliz.


Mas e aquela história de “+8 anos de vida”?

Talvez você já tenha visto por aí que "hobbies de vó" aumentam a longevidade em até 8 anos. Essa frase virou manchete em alguns lugares, mas a ciência é um pouco mais cautelosa: não existe um número único e exato.


O que sabemos de fato é que o impacto positivo existe. Em muitos casos, ele pode se traduzir em anos a mais de vida - mas, principalmente, em qualidade de vida. Afinal, de que adianta viver mais se não for para viver melhor?


O artesanato como remédio para o dia a dia

Hobbies manuais, como o artesanato, reúnem várias dimensões que os estudos apontam como protetoras:


  • Criatividade: escolher cores, testar combinações, inventar novas formas de fazer;

  • Movimento: usar as mãos e os sentidos de forma ativa;

  • Conexão: trocar ideias em oficinas, comunidades ou simplesmente ao presentear alguém;

  • Ritmo: sair da pressa do cotidiano e se entregar a um tempo mais lento e presente.


Não é à toa que tanta gente encontra no "feito à mão" um refúgio contra o estresse e a ansiedade.


Onde o Casú entra nessa história

No Casú, você não só garante uma décor mais aconchegante ou um look mais autêntico: você também aprende a tecer o seu tempo com presença e beleza e se conecta com pessoas que buscam o mesmo através das nossas oficinas e, em breve, cursos.


Moral da história?

Quando alguém brincar dizendo que você está virando "sua própria vó" por se dedicar ao artesanato, sorria: talvez seja exatamente isso que vai te dar mais anos - ou melhores anos - de vida. 💫


🌱 Experimente reservar um tempo para criar, sentir, conectar. Seu corpo, sua mente e sua longevidade agradecem.


👉 E se quiser uma ajudinha para começar, se inscreve para receber as novidades do Casú - logo, logo, momentos de pausa, afeto e conexão serão planejados especialmente para você.

 
 
 

Comentários


bottom of page